Fique com alguém que…

tumblr_mefob2VNCV1ruze1fo1_540

Fique com alguém que te inspire. Com alguém que te faça sentir os arrepios que surgem quando ouve sua música predileta no volume mais alto, com alguém que ganhe seus sorrisos sem precisar se esforçar ou te pressionar, com alguém que acredita na simplicidade do amor. Sim, porque as relações humanas tem drama, dores, tomadas de consciência que demoram séculos a fio para acontecer, mas o amor não. Com ele, a gente só sente e sorri. A gente só vive por ver a felicidade alheia combinar com a nossa e, dessa forma, poder se dizer satisfeito. Mas como é isso, né? Como é esse esquema de não comparar o amor com as simples relações humanas que muitas vezes servem de estrutura para ele se desenvolver, transformar e se estabelecer?  Bom, fique com alguém que te mostre o que eu quis dizer com isso.

Com alguém que brigue, chore, não entenda e persista na discussão até que os dois saiam satisfeitos, mas que também saiba que quando o amor está em risco, de nada vale qualquer ego em cena. De nada valem os suplícios, os debates, a necessidade de estar certo. Humanos, sempre seremos, mas a diferença é que com o amor, nos tornamos humanos capazes de abrir mão da nossa condição hedonista para absorvermos um status altruísta.

Fique com alguém que queira ver o seu sucesso junto com o dele. Nem sempre a pessoa que te dá carinho e te usa de reboque vai estar preparada para te dar o suporte que outra, que se encontra na mesma página e parágrafo, vai automaticamente te disponibilizar. Se somos sonhadores, precisamos de sonhadores. Obviamente, quando estamos frustrados, precisamos de alguém que nos dê a inspiração necessária, mas é impossível não sinalizar uma possível falta de simetria perigosa: uma vez devidamente inspirados, precisamos produzir, crescer, ser. Receber estímulos e não reagir a eles é desperdício de tempo, alma e vida. Nos inspiremos uns nos outros para que possamos desenvolver mais do que simples vidas. Fique e valorize alguém que te inspire a viver uma jornada.

Fique com alguém que saiba te ouvir. Mais do que o dom da fala e o do aconselhamento, precisamos ser escutados. Precisamos sentir aquela confiança cega de que somos compreendidos, recebidos de braços abertos, acolhidos por alguém que não tem o nosso sangue, mas está disposto a ter uma ligação muito mais profunda. Está disposto a ser seu jardim secreto quando em todos os outros lugares do mundo você se sente exposta, explorada e mal interpretada.

Eu acho que a melhor sensação de todas é a de poder fazer caretas, brincar como se tivesse 6 anos e  mostrar toda a inocência que ninguém mais acredita que exista aí dentro. Dar a louca, como diriam alguns, mas soltar sua criança interior e ser espontâneo. Ser livre para se livrar do peso da idade, das responsabilidades, dos medos e das inseguranças. Fique com alguém que brinque no meio do beijo e passe o nariz no seu, como dois esquimós em pleno Rio de Janeiro. Fique com alguém que te constranja com bobeiras infinitas, mas consiga te fazer sentir uma firmeza sobre estar no lugar certo e com a pessoa certa inegável. Aquela que, na terceira série do ensino fundamental, nem mesmo a diretora do seu colégio te passava, ao dizer que ia te deixar sem recreio caso você corresse no corredor de novo.

Fique com alguém livre. Eu tenho um histórico engraçado de situações em que eu já estive com caras que me faziam ter gastrite, outros que me entediavam. Outros que, sinceramente, do fundo do meu coração, eu só sentia um peso enorme ao vê-los depois de uma semana ou duas. Todos tinham uma característica crucial: as algemas que eu sentia ao me ver do lado deles. Ficar com alguém livre, primeiramente, me fez sentir que eu não preciso olhar com tristeza pro meu passado. Eu realmente nunca me senti plenamente bem com ninguém, mas isso só fez com que eu me tornasse quem eu sou hoje: alguém que valoriza, demais, o fato de não me sentir uma idiota por nada que eu fale pra pessoa e sofra numa crise existencial de vinte em vinte segundos sobre o amor verdadeiro ser chato e sem graça. Ficar com alguém livre é nunca enxergar a vida daquela forma antiga e incompleta. Não, até o tédio ganha um significado novo: é o tédio mais legal e necessário, afinal, depois dele vai vir mais uma aventura incrível. Parece exagero, mas só quem experimentou a sensação de voar ao lado de outra pessoa sabe como é não ter que se sentir algemado ao caminhar até uma sorveteria, ir à praia, acordar e ir dormir todos os dias sonhando com a pessoa. Ficar com alguém livre é fazer tudo, absolutamente qualquer coisa, por livre e espontânea vontade. Se ele tem uma dificuldade eterna com obrigações, sem dúvidas vai evitar te fazer sentir como se qualquer coisa, no céu ou em terra, sejam obrigações. A vida é uma aventura interminável de sonhos universais.

E por último, por mais que a minha vontade seja de prolongar ao máximo a lista, para as pessoas simplesmente pararem de aceitar qualquer coisa por se sentirem infinitamente inferiores do que realmente são, eu digo: fique com alguém que queira ficar.

Porque quando o tempo fechar, os ventos soprarem e os raios assustarem, a diferença vai ser entre quem sabia exatamente onde estava se metendo e quem não sabe nem mesmo se prefere leite integral ou desnatado. Entre os que sabem que vão aguentar a chuva ou o sol, e os que sabem que não precisam de absolutamente além do acaso para irem embora. Porque não tem nada pior do que amar em vão. Eu digo isso porque imagino todos os momentos, aprendizados, sonhos compartilhados e plantados, conversas de pé de orelha e sorrisos sinceros, eu imagino a nossa pureza de coração ser desperdiçada e o desespero que deve dar ao não entendermos, não captarmos, não… aceitarmos. Fique com alguém que te faça sentir a segurança que o mundo tantas vezes nos rouba, nos ensina a viver sem. Amar e conseguir parar de se preocupar com a porta destrancada não é luxo. É amar.

Fique com alguém que consiga amar e ser amado. Que consiga ficar e acreditar na sua presença, que voe ao seu lado e nunca deixe que aquele seja só mais um nascer do sol. Nunca vai ser só mais um, nem ele, nem você, nem esse dia ao seu lado que está pra começar.

 

 

One thought on “Fique com alguém que…

Leave a Reply

